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Sistema de comércio pdf
O comércio mundial é regido pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), o sucessor do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT). A OMC estabelece regras de conduta para o comércio internacional de bens e serviços e para os direitos de propriedade intelectual, oferece um fórum para negociações multinacionais para resolver problemas comerciais e possui um mecanismo formal de solução de controvérsias. É a instituição primária que trabalha, através da barganha baseada em regras, na liberação do comércio.
Sobre o autor.
Kyle Bagwell é professor de economia e membro sênior no Instituto Stanford para Pesquisa de Política Econômica. Ele também é pesquisador associado no National Bureau of Economic Research.
Endossos
- L. Alan Winters, professor de economia da Universidade de Sussex.
- Giovanni Maggi, Departamento de Economia da Universidade de Princeton.
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O sistema de comércio de Cantão.
por Ralph Heymsfeld.
O sistema de regulamentação do comércio exterior com a China funcionou por cerca de 150 anos, do final do século XVII até a guerra com a Inglaterra, interrompendo abruptamente em 1842. O sistema era restrito por design, mantendo os estrangeiros confinados a um pequeno distrito comercial em Canton. conhecidas como Fábricas e proibindo o contato direto entre estrangeiros e chineses. Embora uma série de práticas comerciais e regulamentações possam, de outra forma, ser de pouca ou nenhuma conseqüência para a história, como o cenário no qual a Guerra do Ópio entrou em erupção, o Sistema Canton é um tópico de estudo frequente e até de debate.
Desde o início, as autoridades chinesas desconfiavam dos comerciantes europeus e procuravam limitar suas atividades. Suas preocupações não eram infundadas. As tripulações de navios mercantes que navegavam nos mares nos séculos XVI e XVII eram, na melhor das hipóteses, muito rudes e, na pior das hipóteses, piratas bem armados saqueavam e escravizavam quando podiam.
Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à China por via marítima, chegando a Cantão em 1514 e 1517. Os primeiros encontros entre portugueses e chineses foram mal e a corte Ming logo expulsou os comerciantes e rompeu relações. Os comerciantes foram acusados de uma série de crimes que vão do roubo ao seqüestro e ao canibalismo (a acusação de canibalismo provavelmente não era verdadeira). Em última análise, Portugal foi capaz de consertar a relação comercial e, em meados do século XVI, estabeleceu um acordo em Macau.
Nos séculos vindouros, comerciantes de Portugal foram seguidos por comerciantes de vários países, e os navios estrangeiros que visitavam a China aumentaram em número e regularidade. Navios da Holanda, Inglaterra, Espanha, Rússia, Alemanha e Itália chegavam a cada turno. Embora os viajantes pudessem estabelecer o comércio em maior e menor grau, nenhum deles podia fazer assentamentos como Portugal.
A Dinastia Qing (ou Ch'ing) (1662–1911) é a matriz política da qual surgiu o Sistema de Cantão. Economicamente, a anterior Dinastia Ming (1368-1662) caracterizou-se por uma abordagem relativamente laissez-faire que viu um aumento na iniciativa privada e no comércio exterior. Embora suas dificuldades em coletar impostos e subfinanciamento crônico sejam citadas na queda da dinastia, antes de seu colapso final, os Ming viram um período de crescimento econômico e aumento da prosperidade. O governo sob a dinastia Qing tornou-se altamente centralizado e estruturado sobre um imperador que era um monarca absoluto. Essa abordagem centralizada e autoritária se refletiu em suas políticas econômicas que permitiram o retorno de práticas empresariais e intervencionistas administradas pelo Estado. Os Qing também viram uma virada interior e uma rejeição de coisas que não eram chinesas. É significativo que a Dinastia Qing tenha sido Manchu e não Han. Por toda a sua regra, a dinastia foi percebida pelos han como sendo uma ocupação estrangeira e estava tão ameaçada por dentro como por fora. Muitas das estruturas econômicas e políticas implantadas baseavam-se na inescapável desconfiança manchu de Han.
O movimento para centralizar o comércio em Canton foi gradual e parece ter se desenvolvido ao longo de um fluxo algo natural. Canton ofereceu muitas vantagens como porto. Tinha pronto acesso a recursos naturais e provisões, e tinha uma grande comunidade de comerciantes para prestar serviços de apoio às embarcações estrangeiras. Cantão também atendeu às necessidades do Tribunal Qing, que estava preocupado com as proteções culturais e com o isolamento de interesses estrangeiros, ao mesmo tempo em que desejava garantir a coleta adequada de impostos e taxas. Em 1757, o Tribunal Qing oficialmente restringiu o comércio a Cantão.
Enquanto em Canton, as atividades dos comerciantes foram significativamente restritas. Estrangeiros estavam confinados às Fábricas, um pequeno distrito de armazéns perto das margens do Rio das Pérolas. Eles foram proibidos de se associar diretamente com o povo chinês e não foram autorizados a aprender a língua chinesa. Mulheres estrangeiras não tinham permissão para visitar as fábricas. Comerciantes estrangeiros não tinham permissão para instalar residência permanente em Canton. Eles só foram autorizados a permanecer nas fábricas durante a temporada de embarque e se mudaram para Macau durante a offseason.
Uma característica central do Sistema Canton foi o Cohong, uma guilda monopolista de comerciantes de Hong Kong. Os hong merchants se organizaram para controlar os preços e fortalecer sua posição tanto nas negociações com o governo chinês quanto com os comerciantes estrangeiros. Como o comércio de Cantão evoluiu, o Cohong assumiu um papel crescente como um agente do governo. Em 1754, foi estabelecido o sistema de comerciantes de segurança, no qual cada navio estrangeiro era obrigado a ter um único comerciante de hong assumindo a responsabilidade por ele.
Como única interface entre o mundo estrangeiro e as instituições da China, as responsabilidades dos mercadores de Hong Kong eram vastas. O Tribunal Imperial considerou os comerciantes de Hong Kong responsáveis pelo comportamento dos estrangeiros e eles também eram os garantes das várias taxas que deviam ser cobradas. Os mercadores traziam mercadorias chinesas para o cantão, negociavam preços, arranjavam pilotagem para que os navios estrangeiros fossem trazidos para o porto, fornecessem linguistas e providenciassem provisões.
O hong funcionou em uma realidade econômica volátil. Os comerciantes de Hong eram frequentemente em dificuldades financeiras e a falência era comum. Ao mesmo tempo, havia enormes lucros a serem obtidos e hongos de sucesso estavam entre os comerciantes mais ricos do mundo.
Os britânicos estavam entre os comerciantes mais importantes do período do cantão, e durante a maior parte do tempo o comércio britânico estava nas mãos da inglesa East India Company, que recebera o monopólio do comércio no leste pela Coroa Britânica. À medida que o poder da Inglaterra e a influência global aumentavam, e o comércio com a China aumentava, os britânicos ficaram insatisfeitos com as restrições em Canton e procuraram, em vários momentos, estabelecer relações diplomáticas mais formais e termos comerciais mais favoráveis. Esses esforços se encontraram com pouco sucesso.
Em 1793, o rei George III despachou o lorde George Macartney para buscar uma audiência com o imperador Qianlong. Macartney foi capaz de acessar o Imperador e sua reunião foi cordial, apesar da famosa recusa de Macartney em realizar a koutou, um ritual de reverência habitualmente exigido para aqueles que pagavam tributos na corte chinesa. Apesar da cordialidade externa, Macartney não conseguiu assegurar relações diplomáticas formais ou quaisquer privilégios comerciais adicionais. O Imperador Qianlong emitiu dois decretos que ele mandou para casa com Macartney. Os editais são frequentemente citados como uma soma da visão da China sobre seu lugar na ordem mundial, e sua opinião sobre as perspectivas do comércio europeu:
“A virtude majestosa de nossa dinastia penetrou em todos os países sob o Céu, e os reis de todas as nações ofereceram seu valioso tributo por terra e mar. Como seu embaixador pode ver por si mesmo, nós possuímos todas as coisas. Não atribuo valor a objetos estranhos ou engenhosos e não uso os produtos fabricados pelo seu país. ”
Embora a linguagem fosse elevada, parece verdade que a China tinha pouco uso do que a Inglaterra estava vendendo - estanho, chumbo, cobre, lã e algodão. A Europa, por outro lado, tinha um tremendo apetite pelas exportações de seda, porcelana e, especialmente, chá da China. No ano de 1800, a Companhia das Índias Orientais da Inglaterra transportava anualmente mais de 23 milhões de libras de chá. Como os chineses não estavam interessados em mercadorias inglesas, existia um terrível desequilíbrio comercial. A Companhia foi capaz de atenuar um pouco esse desequilíbrio, estabelecendo um circuito comercial que facilitou o comércio entre a Índia e a China, mas o efeito líquido do déficit foi, não obstante, um fluxo de barras de prata da Inglaterra para a China.
Os anos finais do sistema de Cantão viram uma reversão dramática nesse déficit comercial quando os ingleses finalmente descobriram um produto que poderiam ser comercializados com lucro - ópio. Nas primeiras décadas do século XIX, o uso de ópio na China explodiu e mercadores estrangeiros de muitas nações estavam mais do que dispostos a se envolver no comércio ilícito. Enquanto o governo chinês ficava cada vez mais alarmado com a epidemia de ópio e tomava medidas cada vez mais fortes para restabelecer o controle, o comércio em Canton degenerou em um mundo criminoso de contrabandistas estrangeiros e funcionários chineses corruptos.
Em última análise, os chineses mostraram-se incapazes de controlar o comércio do ópio ou os interesses estrangeiros. Na Guerra do Ópio de 1839-42, os navios de guerra britânicos derrotaram os militares chineses. O Tratado de Nanquim pôs fim às hostilidades e também ao fim do sistema de Cantão. O tratado impunha tarifas favoráveis à Inglaterra e estabelecia Portos do Tratado nos quais os interesses estrangeiros podiam operar à vontade e não estavam sujeitos à lei chinesa. Assim como o Sistema Canton definiu a relação da China com o resto do mundo antes de 1842, os Portos do Tratado com seu desafio inerente à soberania chinesa definiriam essa relação até o século XX.
Sobre o autor: Ralph Heymsfeld é um escritor prolífico e um entusiasta ávido. Conecte-se com Ralph no LinkedIn. Você pode encontrar mais da escrita de Ralph em seu site em ralph. heymsfeld.
Chang, Hsin-pao, o Comissário Lin e a Guerra do Ópio, Cambridge, Harvard University Press, 1964, Print.
Tamura, Eileen, China: Entendendo seu Passado, Havaí, University of Hawaii Press, 1998, Print.
Dois Éditos do Imperador Qianlong na Ocasião da Missão do Senhor Macartney na China, em setembro de 1793, recuperados da Ásia para Educadores | Universidade de Columbia afe. easia. columbia. edu.
Outra leitura:
Em 1519, quando Magalhães partiu em sua famosa viagem para circunavegar o globo, o cotidiano de um marinheiro não era fácil. No mar, por meses a fio, a tripulação de um navio confronta-se com uma ameaça de risco quase diária, desnutrição, vermes, doenças, sujeira e exaustão. O trabalho de um marinheiro era difícil e a punição por desobediência era brutal.
Em 1908, a Marinha dos Estados Unidos circunavegou o mundo parando em 20 portos de escala, incluindo o Japão. Feita em uma atmosfera de incerteza, a visita ao Japão foi um grande sucesso diplomático.
No auge da década de 1920, a Dollar Steamship Company era a maior e mais bem-sucedida empresa de navegação dos Estados Unidos, e seu símbolo de dólar branco em pilhas vermelhas era conhecido em todo o mundo.
A descoberta do exército de terracota que guardou o túmulo do imperador Qin Shi Huangdi por mais de 2.000 anos é considerado um dos maiores achados arqueológicos da história.
Xu Xiake (1587-1641) foi um viajante e geógrafo conhecido por seus extensos diários.
Segundo a lenda, Dangun Wanggeom foi o fundador do Gojoseon o primeiro reino da Coréia.
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